AM: EMBRAPA AMAZÔNIA OCIDENTAL PROMOVE CURSO SOBRE ADUBAÇÃO ORGÂNICA

AM: EMBRAPA AMAZÔNIA OCIDENTAL PROMOVE CURSO SOBRE ADUBAÇÃO ORGÂNICA

Manaus/AM
Voltado para produtores rurais e técnicos da assistência e extensão rural (Ater), a Embrapa Amazônia Ocidental promove no dia 09 de agosto um curso sobre adubação orgânica, na sede da empresa, em Manaus (AM). A capacitação tem entre seus objetivos mostrar a importância da utilização de adubação orgânica nas culturas agrícolas, bem como os benefícios ambientais e econômicos com a adoção desse tipo de processo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos telefones (92) 3303- 7832 / 3303-7901.

Ministrado pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental José Nestor de Paula Lourenço e pelo pesquisador Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Augusto Cruz Meirelles, no curso será apresentado como os adubos orgânicos podem adicionar substâncias nutritivas e minerais que contribuem com o desenvolvimento das plantas, além de proporcionar a melhora na estrutura do solo. Esse tipo de adubação também resulta em uma melhora das condições físico-químicas do solo e, consequentemente, um melhor aproveitamento dos adubos minerais aplicados às plantas.

“O aproveitamento de resíduos orgânicos na propriedade é um passo decisivo, quando realizado dentro de critérios técnicos seguros e contribui para fechar o ciclo ecológico dos nutrientes retirados do solo pela agricultura”, ressalta Lourenço.
No conteúdo do curso, serão apresentados tópicos como: o que é agricultura orgânica, efeitos benéficos da adubação orgânica para a relação solo – planta – ar; efeito tampão da matéria orgânica; compostagem; tipos de trituração de materiais; adubação verde; biofertilizantes; aplicação de ácidos orgânicos; e tipos de adubos permitidos. Além da parte teórica, também está prevista a realização de atividades prática de compostagem e produção de adubos orgânicos.

Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental

Compartilhe este post