BA: LANÇAMENTO DE LIVROS MARCA ABERTURA DO FESTIVAL DO COCO EM CONDE, DESTACA EMBRAPA

BA: LANÇAMENTO DE LIVROS MARCA ABERTURA DO FESTIVAL DO COCO EM CONDE, DESTACA EMBRAPA

Conde/BA
A cerimônia de abertura do 2º Festival do Coco e Florestas Plantadas de Conde (BA), realizada na noite de terça (6), contou com o lançamento de dois importantes livros editados pela Embrapa sobre a cultura.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Unidade da Embrapa responsável pelas pesquisas públicas com coco no Brasil e parceira técnica da Prefeitura de Conde na realização do festival, lançou oficialmente ‘Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas – Coco: o produtor pergunta, a Embrapa responde’ e ‘A Cultura do Coqueiro no Brasil – 3ª Edição’.

No auditório montado dentro da estrutura do evento na praça Hélio Francisco dos Santos, o lançamento teve a presença da pesquisadora Dulce Warwick, representando todos os autores e editores técnicos das publicações, e do chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros Marcelo Fernandes, que fizeram a entrega de um exemplar de cada obra às autoridades que compuseram a mesa diretora – secretários de Estado e Municípios, dirigentes de entidades ligadas à cadeia do coco e o prefeito de Conde Dudu Vieira.

Fernandes apresentou oficialmente as obras, e destacou o importante papel da equipe de pesquisas com coco para o fortalecimento da cultura no Brasil, que é o quarto produtor mundial e tem Conde como o município com a maior área plantada. “Esses livros são resultado de mais de 40 anos de dedicação de alguns dos maiores pesquisadores do Brasil e do mundo na cultura do coqueiro, promovendo avanços no conhecimento desse importante produto”, declarou.

‘A cultura do coqueiro no Brasil’ chega a sua terceira edição revisada e atualizada, e é direcionado a produtores rurais, empresários da agroindústria, pesquisadores, professores universitários, extensionistas e estudantes. Finalizada em 2018, a obra trata de vários aspectos da cocoicultura, como origem, distribuição, morfologia, adaptação, variedades, clima, solos, necessidades hídricas e nutricionais, tratos culturais, manejo de pragas e doenças, cuidados na colheita e na pós-colheita e aspectos econômicos.

“Tudo isso é resultado do esforço e da dedicação da equipe de pesquisadores da Embrapa e de instituições parceiras de reconhecido mérito no Brasil e no exterior”, ressalta Dulce, que atua há quatro décadas em pesquisas com pragas e doenças do coqueiro.

O livro tem 508 páginas e é vendida por R$80. Para saber como adquirir um exemplar, acesse o link da Livraria Embrapa ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Tabuleiros Costeiros – 79 4009-1344.

‘Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas sobre Coco – o produtor pergunta, a Embrapa responde’ representa o diálogo entre os pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros e os seus distintos públicos, em particular os produtores, que, nos últimos 40 anos, têm demandado cada vez mais informações sobre a cultura, seja por meio de consultas ao SAC ou por meio da interação presencial nos eventos técnicos e científicos sobre coco.

Dentre outras contribuições, a publicação, organizada pelo experiente pesquisador Lafayette Sobral, especialista em fertilidade do solo e nutrição do coqueiro, pretende aperfeiçoar a comunicação entre o corpo de pesquisa e os produtores de coco do Brasil, respondendo a 500 perguntas sobre o coco de forma prática e didática.

A obra em formato eletrônico está disponível gratuitamente para download no portal da Embrapa.

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

Compartilhe este post