BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA DE UVA É DISPONIBILIZADO PARA ACESSO PÚBLICO

BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA DE UVA É DISPONIBILIZADO PARA ACESSO PÚBLICO

A Embrapa Uva e Vinho acaba de disponibilizar o acesso público on line para o seu Banco Ativo de Germoplasma, conhecido como BAG-Uva, maior acervo de material genético de videira da América Latina. A partir dele é possível recuperar espécies e identificar características que são de interesse no desenvolvimento de uma nova cultivar.

Os principais potenciais usuários do sistema são pesquisadores, produtores e todo setor vinícola. Anteriormente, quando o sistema não estava disponível, o acesso só podia ser feito por extratos na Unidade de Pesquisa, em Bento Gonçalves (RS). Agora,  todas as informações sobre os 1.400 acessos originários de diferentes partes do mundo podem ser acessadas na base de dados, no qual é possível ter uma visão geral do acervo. Parte da coleção também está disponível para intercâmbio, em pequenas quantidades. Mais informações sobre o intercâmbio também podem ser acessadas na aba “Apresentação” da página do BAG.

O Banco de Germoplasma é a base de qualquer programa de melhoramento. Resultados de avaliações como tipo de flor, características do cacho, da baga, fenologia, produção, composição química do mosto e incidência de doenças estão catalogadas e disponíveis ao público interessado no site BAG-Uva. Neste link também podem ser acessadas informações sobre como usar a base de dados.

 

A importância da uva para a economia

 

A vitivinicultura demanda elevada quantidade de mão de obra por ser uma cultura intensiva e perene. É uma atividade desenvolvida principalmente  por agricultores de base familiar e por grandes empreendimentos com foco na produção de uvas para processamento e uvas de mesa para exportação e mercado interno. O Programa Uvas do Brasil desenvolveu projetos customizados com objetivo de disponibilizar alternativas de variedades de mesa adaptadas às condições tropicais e globalmente competitivas. Por outro lado, são as regiões vitivinícolas tradicionais, do sul do Brasil, tipicamente produtoras de uvas para processamento (suco e vinho) que têm à disposição maior número de alternativas, com cultivares para diferentes condições de relevo e clima.

O BAG Uva está sendo lançado dentro das comemorações dos 40 anos do Programa Genético Uvas do Brasil.

 

Maria Francisca Canovas de Moura

Grupo Cultivar

Compartilhe este post