DF: COMITIVA DO MAPA CONHECE POLO DE FRUTICULTURA IRRIGADA E TRABALHOS DA EMBRAPA NO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO

DF: COMITIVA DO MAPA CONHECE POLO DE FRUTICULTURA IRRIGADA E TRABALHOS DA EMBRAPA NO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO

O grupo visitou propriedades e se reuniu com representantes do setor produtivo da região

Brasília/DF
O Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fernando Camargo, visitou na semana passada as cidades Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). O objetivo foi conhecer o polo de fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, estreitar laços com as lideranças locais e conferir os trabalhos de pesquisa da Embrapa na região.
O Presidente interino da Embrapa, Celso Moretti, acompanhou a comitiva. Na quinta-feira (03), a programação envolveu visita ao Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (Dinc), em Petrolina. Pela tarde, a comitiva participou de encontro com representantes do setor de caprinovinocultura, momento em que foram relatadas as principais dificuldades da atividade. As reivindicações dos criadores foram concentradas em um documento entregue ao Secretário Fernando Camargo.
O grupo conheceu o perímetro de Irrigação de Maniçoba (DIM), na Bahia. Com 625 produtores cadastrados, o DIM alcançou o volume de 90 mil toneladas de manga produzidas em 2018, sendo 60% desse número destinado ao mercado externo.
No último dia da visita (04), a comitiva pôde conferir o experimento para produção de pera no semiárido. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Embrapa em parceria com a fazenda Frutos do Sol. De acordo com o pesquisador Paulo Roberto, a ideia é trazer diversidade e ampliar a variedade de frutas produzidas na região.

A comitiva foi composta também pela diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Mariane Crespolini; pelo diretor de Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas, Orlando Castro; e pelo coordenador de Instrumentos de Agricultura Irrigada, Valdir Juswiak. Também participaram da da visita os chefes-gerais da Embrapa Semiárido (Pedro Carlos Gama), Uva e Vinho (José Fernando Protas), Mandioca e Fruticultura (Alberto Vilarinhos), Caprinos e Ovinos (Marco Bonfim), além do superintendente do BNB da Bahia, José Gomes da Costa.

 

Reunião com o setor produtivo

 

No final do dia 03 a Comitiva participou de reunião com as representações dos produtores de frutas do Vale do São Francisco. Durante o encontro, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira de Paiva, ressaltou o potencial da região, que faz duas safras e já alcançou diversos mercados internacionais. “A fruticultura é a nossa identidade e, por isso, pedimos o apoio da Embrapa no desenvolvendo de novas tecnologias para que possamos continuar crescendo”.

Destacando a importância da Embrapa, o secretário Fernando Camargo lembrou que no passado o Brasil era dependente da produção externa de alimentos e hoje é exemplo de produtividade no agro.  Ressaltou ainda que a visita a região é uma continuidade da missão da Ministra, que esteve no Vale do São Francisco em abril deste ano. “Esta visita está sendo uma agradável surpresa. Estamos conhecendo desde o pequeno produtor familiar até grandes produtores consolidados internacionalmente. O Vale do São Francisco já é um destaque, e vamos trabalhar para que esse sucesso seja ainda maior”.

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, reafirmou o compromisso da Empresa com o setor produtivo, ressaltando o impacto dos trabalhos da Embrapa para o crescimento do país. “Estamos participando desta missão a convite do Ministério e ficamos muito felizes de ouvir os depoimentos de vários produtores satisfeitos, que vêm alcançando mercados externos competitivos e resultados surpreendentes com nossas variedades de uva e manga”. Moretti completou que a Embrapa está atenta aos anseios do agro nacional e à disposição para a construção de parcerias.

AgroNordeste

Outro ponto destacado da visita foi o alinhamento ao projeto estratégico AgroNordeste, lançado oficialmente pelo presidente da República Jair Bolsonaro, no dia 01 de outubro. O AgroNordeste será implantado em 2019 e 2020 em 230 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, divididos em 12 territórios, alcançando uma população rural de 1,7 milhão de pessoas.

Parnaíba

Na quarta-feira (2), o secretário esteve em Parnaíba (PI), onde visitou propriedades rurais e se reuniu com o setor produtivo para debater ações voltadas ao desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária leiteira e da fruticultura na região Norte do Piauí.

Foto: Clarice Rocha / Embrapa

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

Compartilhe este post