DF: LIVRO SOBRE ESPÉCIES NATIVAS DO CENTRO-OESTE CONTA COM PARTICIPAÇÃO DA EMBRAPA

DF: LIVRO SOBRE ESPÉCIES NATIVAS DO CENTRO-OESTE CONTA COM PARTICIPAÇÃO DA EMBRAPA

 

Brasília/DF
As pesquisas que a Embrapa Hortaliças (Brasília – DF) tem realizado com plantas alternativas não convencionais (PANCs) e a sua aderência com trabalho realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no âmbito do projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (BFN – sigla em inglês) foram apresentadas em simpósio internacional realizado nos dias 27 e 28 de novembro, em Brasília.

O pesquisador Nuno Madeira destacou os trabalhos sobre a valorização das espécies nativas e tradicionais, que desde 2006 contam com o Banco Ativo de Germoplasma de Hortaliças Não Convencionais.

A pesquisadora Neide Botrel também participou do evento, que teve cerca de 150 representantes de universidades e instituições de pesquisa das diversas regiões brasileiras e de autoridades nacionais e internacionais.

 

Lançamento
No evento foi lançado o livro “Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial – Plantas para o Futuro – Região Centro-Oeste”. Esse é a segunda publicação de uma série de cinco que estão sendo publicados no âmbito do projeto BFN e da iniciativa “Plantas para o Futuro”. A publicação está disponível aqui.

Os pesquisadores da Embrapa Hortaliças participaram como autores de seis artigos no capítulo Espécies Alimentícias Nativas da Região Centro-Oeste. Eles discorreram sobre Melothria pendula (Mini-pepininho), Pereskia aculeata (Ora-pro-nobis), Portulaca oleracea (Beldroega), Sicana odorifera (Croá), Solanum paniculatum (Jurubeba) e Talinum paniculatum (Major-gomes).

A publicação traz dados e informações sobre a flora da região e características relevantes sobre 174 espécies. Destaque para as possibilidades e as perspectivas de uso do potencial dessas espécies por diversos segmentos da sociedade.

Fonte: Embrapa Hortaliças

Compartilhe este post