ES: CULTIVO DO ABACAXI É TEMA DE DIA DE CAMPO EM SOORETAMA, DIZ INCAPER

ES: CULTIVO DO ABACAXI É TEMA DE DIA DE CAMPO EM SOORETAMA, DIZ INCAPER

Sooretama/ES

Para muita gente, abacaxi é sinônimo de problema. Mas para os agricultores capixabas, o fruto só dá alegria. E para melhorar os resultados obtidos com a cultura no Estado, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai realizar um Dia de Campo: O Cultivo do Abacaxi – Variedades Vitória e Pérola.

O evento será realizado nesta quinta-feira (18) na Fazenda Experimental do Incaper de Sooretama, no Norte do Estado. Os temas “Manejo de pragas e doenças”, “Seleção de mudas e escalonamento da produção” e “Manejo de plantas invasoras” serão abordados no evento. A pesquisadora do Incaper Sara Dousseau Arantes e o mestrando da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) bolsista no Incaper Felipe de Tássio Gonçalves de Oliveira, são presenças confirmadas.

As variedades Vitória e Pérola são as mais cultivadas no Espírito Santo. O Estado deve colher este ano 46.096 toneladas de abacaxi, 12,06% a mais do que no ano passado. Além da produção, a área cultivada também aumentou: atualmente são 2.423 hectares dedicados ao cultivo do abacaxi no Estado, 0,3% a mais do que no ano passado.

 

Abacaxi Vitória

A variedade desenvolvida pelo Incaper é resistente à fusariose, doença que pode levar à perda de até 40% dos frutos. A fruta também possui outros atributos: a polpa é branca, doce e suculenta, tem pouco miolo e folhas sem espinhos, o que facilita os tratos culturais. As publicações do Incaper relacionadas ao abacaxi Vitória estão disponíveis na Biblioteca Rui Tendinha.

 

SERVIÇO

Dia de campo: O Cultivo do Abacaxi – Variedades Vitória e Pérola

Data: 18 de outubro

Hora: 08h às 11h30

Local: Fazenda Experimental do Incaper – Rod. BR 101 Norte, km 116 – estrada para o Juncado – Sooretama, ES

Fonte: Incaper

 

Compartilhe este post