ES: DIA ESPECIAL SOBRE A CULTURA DA BANANA É REALIZADO EM DOMINGOS MARTINS, DIZ INCAPER

ES: DIA ESPECIAL SOBRE A CULTURA DA BANANA É REALIZADO EM DOMINGOS MARTINS, DIZ INCAPER

Domingos Martins/ES

O cultivo da banana vem crescendo no Espírito Santo e, para que essa produção seja cada vez mais de qualidade, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura de Domingos Martins, realizou, nessa quarta-feira (07), na comunidade de Biriricas, o Dia Especial sobre a cultura da banana.
O evento contou com a participação de 45 pessoas, entre técnicos e produtores rurais. O pesquisador André Guarçoni Martins falou sobre adubação e calagem, e o extensionista Alciro Lamão Lazzarine abordou as variedades de bananas.

A cultura da banana enfrenta grandes desafios no que diz respeito à convivência com as principais doenças, como a Sigatoka Amarela, Mal do Panamá e a Sigatoka Negra. Para reduzir os prejuízos que tais doenças possam causar, com comprometimento da produtividade e qualidade de frutos, é recomendada a utilização de variedades resistentes. As cultivares de banana do subgrupo Prata denominadas ‘Japira’ e ‘Vitória’ apresentam resistência a essas doenças, sendo recomendadas para implantação de novas lavouras e para substituição de lavouras antigas.

“Eventos como esse reforçam o papel do Incaper na transferência de tecnologias aos produtores rurais. Outro ponto fundamental é explicar para eles a importância do manejo correto da cultura, bem como produtividade e produção de frutos com alta qualidade”, ressaltou o extensionista João Miranda dos Santos.

Fonte: Incaper

Compartilhe este post