FUNDECITRUS LANÇA NOVA FERRAMENTA, SISTEMA DE GESTÃO FITOSSANITÁRIA, PARA AUXILIAR NO CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS

FUNDECITRUS LANÇA NOVA FERRAMENTA, SISTEMA DE GESTÃO FITOSSANITÁRIA, PARA AUXILIAR NO CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS

O Fundecitrus lançou, durante o 1º Workshop FundecitrusTech – Citros 4.0 & Sustentabilidade, uma nova ferramenta, o Sistema de Gestão Fitossanitária, que facilita a gestão de variáveis relacionadas ao controle de pragas e doenças na propriedade. O sistema é gratuito e está inserido no Alerta Fitossanitário do Fundecitrus, sistema que auxilia os citricultores no manejo regional do greening – quem possui cadastro no Alerta Fitossanitário já possui acesso ao Sistema de Gestão Fitossanitária.

Principais funcionalidades do Sistema de Gestão Fitossanitária

 

– O sistema permite configurar parâmetros de intervalos de pulverização e monitorá-los através de relatórios (“Histórico pulverização”) e visualizar a situação dos talhões em relação aos intervalos pré-estabelecidos (“Mapa intervalos”). As últimas pulverizações realizadas para cada praga ou doença e o número de dias em relação à data atual podem ser vistos em “Situação propriedade”;

– A ferramenta mostra a evolução do índice de greening (HLB/huanglongbing) ao longo do tempo na fazenda por meio de gráficos (“Gráfico incidência HLB”), mapas com a situação da doença por talhão (“Mapa incidência HLB”) e os índices de captura de psilídeo por talhão (“Mapa incidência psilídeo”). Em “Coletas” é possível lançar as informações referentes aos psilídeos capturados nas armadilhas amarelas inseridas no Alerta Fitossanitário;

– O sistema permite ainda identificar, em “Liberação de colheita”, quais os talhões liberados ou não para a colheita de acordo com período de carência dos produtos utilizados, quando estarão liberados e quais produtos causam o impedimento.

Para se cadastrar no Alerta Fitossanitário e ter acesso ao Sistema de Gestão Fitossanitária, acesse http://alerta.fundecitrus.com.br/fundecitrus/wplogin.aspx.

O Alerta Fitossanitário tem o apoio das Empresas Amigas do Citricultor: Bayer, Cocamar, Firmenich, FMC, Ihara, Koppert, Syngenta e UPL.

Outras ferramentas

Além do Alerta Fitossanitário e do Sistema de Gestão Fitossanitária, o Fundecitrus possui outras ferramentas gratuitas que contribuem para um controle mais assertivo e eficiente de pragas e doenças dos citros: Siceg – Sistema de controle externo do greening, SPIF – Sistema de pulverização integrado do Fundecitrus e Sistema de previsão da podridão floral. Para saber mais, acesse www.fundecitrus.com.br  (menu “Tecnologias Fundecitrus”).

Comunicação Fundecitrus

Maria Clara Epifania (mariaclara@rebecacometerra.com.br) – 16 99770-6740 / 3336-3131

Beatriz Flório (beatriz@rebecacometerra.com.br) – 16 99745-3302/ 16 3301-7002

Rodrigo Brandão (rodrigo@rebecacometerra.com.br) – 16 99618-0136/ 16 3336-3131

Compartilhe este post