HOLANDA CONSEGUE PRODUZIR PRIMEIRA SAFRA DE BANANA SEM USO DE TERRA

HOLANDA CONSEGUE PRODUZIR PRIMEIRA SAFRA DE BANANA SEM USO DE TERRA

Feito realizado por cientista evita “mal do Panamá”, doença mortal provocada por fungo de solo

 A Holanda conseguiu produzir a sua primeira safra de banana de forma inédita. De acordo com a publicação da BBC, a banana holandesa foi produzida em laboratório, sem o uso de terra ou do sistema hidropônico (onde as plantas são cultivadas imersas em solução nutritiva).

O feito foi idealizado pelo cientista Gert Kema, que buscou uma alternativa para produzir a fruta longe da terra para evitar o chamado “mal do Panamá”, doença provocada pela fungo Fusarium oxysporum que vive em solo e é propagado pela água. O micro-organismo, que pode viver por mais de 20 anos no solo ou em hospedeiros intermediários, é o principal inimigo das lavouras de banana e está disseminado em todas as regiões produtoras do mundo.

O cientista cultivou 60 plantas de bananas em estudas utilizando como substrato fibra de coco (obtido da casca do coco) e lã mineral ou de pedras basálticas. O Brasil é o quarto maior produtor e um dos maiores exportadores de bananas do mundo. Diversas variedades produzidas no país, como a banana maçã, são susceptíveis à doença.

 

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

Compartilhe este post