PA: EMBRAPA REALIZA CURSO DE FRUTEIRAS EM TOMÉ-AÇU

PA: EMBRAPA REALIZA CURSO DE FRUTEIRAS EM TOMÉ-AÇU

Tomé-Açu/PA

Com o foco em germinação e preparo de mudas de fruteiras nativas da Amazônia, a Embrapa Amazônia Oriental realiza, nos dias 4 e 5 de novembro, curso na cidade de Tomé-Açu, nordeste paraense. O evento ocorre por meio do projeto Grandiflorum e é fruto de cooperação técnica com a prefeitura do município.
Os pesquisadores José Edmar Urano de Carvalho e Rafael Moysés Alves, serão os monitores do treinamento, ao lado de Cristiano Sena, da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepara). O curso foi elaborado visando a transferência de tecnologias e a divulgação de diversos métodos de quebra de dormência e preparo de mudas de algumas fruteiras nativas da Amazônia, de grande valor comercial, tais como: castanheira-do-brasil (Bertholletia excelsa); cajazeira (Spondias mombin); bacurizeiro (Platonia insignis); pequiazeiro (Caryocar villosum); e murucizeiro (Byrsonima crassifolia).

O treinamento contempla ainda preencher uma lacuna tecnológica referente ao preparo de mudas dessas espécies que poderão ser utilizadas para programas de reflorestamento, sistemas agroflorestais, áreas de preservação permanente e recuperação de áreas degradadas.

O curso será realizado na sede da Cooperativa Mista de Tomé-Açu (Camta) e é destinado a técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura de Tomé-Açu, Emater, Ceplac, professores da Ufra e viveiristas das comunidades de Tomé-Açu. Conta o a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura de Tomé-Açu, Adepara, Emater e Ceplac.

Fonte: Embrapa Amazônia Oriental

Compartilhe este post