PE: PESQUISADOR DA EMBRAPA DEBATE COCO VERDE NO AGRINORDESTE 2018

PE: PESQUISADOR DA EMBRAPA DEBATE COCO VERDE NO AGRINORDESTE 2018

Olinda/PE

O pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeios (Aracaju, SE) Humberto Rollemberg Fontes será um dos debatedores no painel sobre coco verde na 26ª edição do Agrinordeste, que acontece de 9 a 11 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Especialista no sistema de produção do coqueiro, Humberto abordará os diversos aspectos da cultura, como preparação do solo e das mudas, técnicas de plantio, manejo e tratos culturais, irrigação, controle de pragas e doenças e colheita. Ele fará, também, um apanhado das mais atuais soluções de pesquisa para coqueiro, especialmente os sistemas integrados com outras culturas e técnicas de adubação verde e cobertura morta que garantem altas produtividades com redução no uso de água.

O pesquisador tratará, ainda, do cenário atual de desafios e oportunidades para a cocoicultura brasileira, abordando as principais demandas do setor, dados de produção e produtividade e perspectivas de expansão.

O painel ‘Coco verde: aspectos técnicos, industrial e econômico’ acontece às 9h da terça (9) na sala Garanhuns do Centro de Convenções, e integra o tema &39;Fruticultura&39; do Agrinordeste 2018, evento promovido pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe).

Pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros desde 1980, Humberto é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1977) mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1983). Foi chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento do antigo Centro Nacional de Pesquisa do Coco (1985). Realizou treinamento sobre a cultura do coqueiro na Costa do Marfim, como parte do convênio com o antigo Irho – Institut de Recherches pour les Huiles et Oleagineux , atual Cirad/ Paris / França.

Fontes integra a equipe de pesquisas com coco da Embrapa Tabuleiros Costeiros, um dos mais experientes e importantes grupos de pesquisadores da cultura no mundo. Atua nas áreas de pesquisa e transferência de tecnologias, realizando palestras e treinamentos e prestando consultoria sobre a cultura do coqueiro, com ênfase nas áreas de Manejo e Práticas Culturais, Sistemas Integrados de Produção, Produção Integrada de Coco ( PIF-Coco) e Produção de Mudas.

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

Compartilhe este post