PR: EMATER LEVA ORIENTAÇÃO PARA PLANTADORES DE ABACAXI

PR: EMATER LEVA ORIENTAÇÃO PARA PLANTADORES DE ABACAXI

Santa Izabel do Ivaí/PR

Emater, Associação dos Produtores de Abacaxi do Noroeste Paranaense –Aproanp– e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior realizam em Santa Izabel do Ivaí, quinta-feira (26), um dia de campo sobre a cultura do abacaxizeiro. A iniciativa que tem o apoio da Faep/Senar/Sindicato Rural, UEM, Sebrae, Iapar, Ceasa e Prefeitura local deve reunir agricultores de toda a microrregião para discutir aspectos técnicos ligado aos desenvolvimento da cultura e também comercialização da safra que começou neste mês de outubro e se estende até janeiro do próximo ano.

O extensionista Ricardo Domingues, da Emater de Santa Izabel do Ivaí, relata que a microrregião, formada pelo município onde ele trabalha além de Loanda e Santa Mônica, deve colher nesta safra cerca de 12 milhões de frutos, com uma receita bruta que pode chegar a R$15 milhões. “São 52 famílias dedicadas a este negócio plantando um área de aproximadamente 400 hectares com a cultura”.
Domingues comenta, ainda, que a principal preocupação da Emater é de ajudar os produtores a participarem do mercado de uma forma mais vantajosa. Por isso, nos últimos meses, prestou assessoria aos produtores para a criação de uma associação, a Aproanp, que deve atuar forte no escoamento da safra diminuindo a dependência dos plantadores da ação de atravessadores que chegam de outras regiões e estados para comprar a produção. Além da possibilidade de uma remuneração melhor pelo produto, a Associação vai evitar os calotes frequentemente sofridos pelos produtores, que muitas vezes entregam a fruta e ficam sem receber dos compradores.

Fonte: Emater/PR

Compartilhe este post