Produtores de maçã devem colher 500 mil toneladas da fruta em SC

Produtores de maçã devem colher 500 mil toneladas da fruta em SC

Além de abastecer o mercado interno, produtores pretendem conquistar clientes no exterior.

A maçã, importante fruta para a economia do Sul do país, está em fase de colheita em Santa Catarina. Além de abastecer o mercado interno, produtores também querem conquistar clientes no exterior.

Os pomares estão carregados como há muito tempo era visto em Santa Catarina. Até abril o trabalho será intenso para dar conta de colher todas as frutas. Mais de 500 mil toneladas devem sair do estado.

Além da quantidade, que teve 20% de aumento em relação ao ano passado, há outros fatores que impressionam os produtores. Nos pomares a maça chama atenção tanto na coloração quanto no tamanho. Esse é o resultado de um clima que colaborou para que a fruta dessa safra surpreendesse na qualidade.

O inverno rigoroso, com mais de 1,4 mil horas de frio, ajudou a garantir toda fartura. Hoje, a maior parte das frutas colhidas é da categoria 1, quando a maçã atinge o nível máximo de qualidade.

Em Fraiburgo, no meio oeste catarinense, o diretor da indústria que possui os maiores pomares do estado, com mais de dois mil hectares, diz que está surpreso com uma produção tão boa. “Em termos de firmeza de polpa, teor de açúcar, acidez e equilíbrio está muito bom”, avalia Nei Araldi.

Em 2016 o Brasil colheu 830 mil toneladas de maçã e mal conseguiu atender a própria demanda. Já neste ano a previsão é colher mais de um milhão toneladas. O fruticultor está otimista. Espera vender o quilo da maçã por, pelos menos, R$ 2, com aumento d e 17% em relação a 2016. Muitos produtores também pretendem aproveitar o bom momento para buscar mercados fora do Brasil.

“Vamos tentar exportar para a Europa e para a Índia e para outros países que tiverem interessados. Então, a gente está se preparando, dando os primeiros passos para ver se esse ano já coloca alguma coisa no mercado internacional”, diz o agricultor Marizon Correa.

Fonte:http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2017/02/produtores-de-maca-devem-colher-500-mil-toneladas-da-fruta-em-sc.html

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *