RS: AGROINDÚSTRIA DE DOCES DE FRUTAS É INAUGURADA EM GRAMADO, DIZ EMATER

RS: AGROINDÚSTRIA DE DOCES DE FRUTAS É INAUGURADA EM GRAMADO, DIZ EMATER

Gramado/RS
Gramado passou a contar com mais uma agroindústria familiar. Inaugurado nesta quinta-feira (26), o empreendimento Doces Weimer, situado na Linha Tapera, vai produzir doces cremosos de frutas e casca de laranja cristalizada, que podem ser encontrados na Casa do Colono.

Filhos de agricultores, Roberto e a esposa Denise Weimer estão à frente do negócio. Roberto conta que a agroindústria surgiu como forma de processar a produção de frutas da pequena propriedade, a fim de agregar valor à produção e obter mais lucro, e também de poder permanecer perto da mãe. Para regularizar o empreendimento e vender sem preocupação, a família contou com o apoio da Emater/RS-Ascar e da Prefeitura.

Na ocasião, a agroindústria recebeu o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, do Governo do Estado (Peaf). A missão da Emater é acompanhar e auxiliar as famílias na realização de seus projetos. E o Peaf é um de nossos carros-chefes, por entender a importância que tem a agroindústria, tanto para a família quanto para a sucessão rural, para o trabalho integrado da família e para a economia dos municípios, destacou a diretora administrativa da Emater/RS-Ascar, Silvana Dalmás.

Por fazer parte do Programa, a família Weimer também foi beneficiada, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento de Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), com recursos no valor de R$ 33 mil, para a aquisição de equipamentos. O Feaper é uma política que tem dentro da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), que busca fazer com que os agricultores tenham mais incentivos para permanecer na agricultura produzindo. Com isso, a agricultura familiar está sempre à frente, destacou a coordenadora de Programas da SDR, Lucimar Rodrigues. O Feaper foi muito essencial&148;, salientou Roberto.

Com apoio da Prefeitura, o novo negócio também foi inserido no Programa Gramado Colônia. Incentivamos a legalização da agroindústria Doces Weimer para a família dispor de uma alternativa para o aumento de sua renda, sem contar de que agora em diante, os produtos poderão ser comercializados livremente com expansão nas vendas. Prestamos todo o apoio necessário e conseguimos motivar os agricultores a qualificar cada vez mais sua produção, por isso a importância do Gramado Colônia, comenta o secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo.

O prefeito João Alfredo Bertolucci também prestigiou o evento e reconheceu o trabalho organizado e de qualidade que Roberto e Denise realizam. O programa Gramado Colônia busca incentivar a criação de agroindústrias de forma legal. Através dele, já conseguimos duplicar a presença da agricultura familiar na merenda escolar. A família Weimer é um exemplo para que outros agricultores comecem a pensar em implantar sua própria agroindústria, destacou Fedoca.

Fonte: Emater/RS

Compartilhe este post