RS: FESTA DESTACA PRODUÇÃO DE FIGO EM NOVA PETRÓPOLIS, DIZ EMATER

RS: FESTA DESTACA PRODUÇÃO DE FIGO EM NOVA PETRÓPOLIS, DIZ EMATER

Nova Petrópolis/RS

Em fevereiro, a Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil realiza a 45ª edição da tradicional Festa do Figo de Nova Petrópolis, nos dias 3 e 4. O evento celebra a produção de figo, que é muito representativa no município, sendo a terceira frutífera mais importante em Nova Petrópolis e uma das que mais se expande.
De acordo com a Emater/RS-Ascar, o município conta cerca de 70 produtores familiares de figo, responsáveis pela produção de mais de 400 toneladas por ano, basicamente das variedades pingo de mel, negrito e roxo de valinhos, cultivadas em uma área de 42 hectares. Em torno de 60% dessa produção são destinadas para a indústria; o restante, comercializada na Ceasa, para o consumo in natura e indústria caseira de doces.

Durante o evento, agroindústrias familiares, devidamente certificadas por meio do Programa Estadual de Agroindústria Familiar, que foram inauguradas em setembro de 2017, também estarão expondo e vendendo seus produtos à base de figo. Duas agroindústrias processam figos orgânicos e duas, figos convencionais, salienta o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, ao destacar que o diálogo entre setores da Prefeitura de Nova Petrópolis, Governo do RS e Emater/RS-Ascar foi fundamental para as inaugurações.
Segundo ele, o processo de obtenção das certificações de agroindústrias familiares ficou mais simples e rápido, beneficiando os moradores do interior. Neste ano, a intenção da Administração Municipal é inaugurar dez novas agroindústrias familiares.

A Festa do Figo deste ano contará com a comercialização de frutas in natura, variados produtos à base de figo, produtos coloniais, bolinho de batata, cuca de figo e de outras frutas, máquinas e implementos agrícolas, automóveis, caminhões, artesanato e flores, entre outros. Além disso, oferecerá apresentações culturais, envolvendo a comunidade e visitantes, e premiação para os expositores dos melhores figos e outros produtos coloniais.

Conforme o presidente da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, Celso Seefeld, os preparativos para a Festa do Figo 2018 ocorrem de forma intensa. Esperamos mais de 450 expositores para o evento. Temos uma expectativa muito positiva para a 45ª edição, destaca Seefeld. Conforme a comissão organizadora, mais de 15 mil pessoas são esperadas nos dois dias.

A 45ª Festa do Figo é uma realização da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil; conta com o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café, com patrocínio do Banrisul, Sicredi e Cooperativa Piá.

A festa acontece anualmente, de forma alternada, nas comunidades de Linha Brasil e Linha Araripe, ambas situadas ao longo da RS 235, em Nova Petrópolis.

Variedades
A variedade pingo de mel, cultivada em menor escala no município, apresenta uma coloração amarelada, fruto pequeno, rusticidade e alta produtividade. Já a negrito possui formato alongado, coloração roxa, rusticidade e alta produtividade, sendo a mais plantada no município e excelente para o consumo in natura. A variedade roxo de Valinhos apresenta fruto grande, coloração roxa, alta produtividade, menos rusticidade, requer poda anual e é mais produzida em Nova Petrópolis em função da alta procura pela indústria.

 

Foto: Divulgação / Emater-RS

Fonte: Emater/RS

Compartilhe este post