RS: FESTAS MUNICIPAIS DO MORANGO E PÊSSEGO SÃO LANÇADAS NA 92ª EXPOFEIRA, DIZ EMBRAPA

RS: FESTAS MUNICIPAIS DO MORANGO E PÊSSEGO SÃO LANÇADAS NA 92ª EXPOFEIRA, DIZ EMBRAPA

Embrapa e instituições parceiras organizam evento técnico internacional e  apresentam técnicas de manejo do morangueiro e variedades de pessegueiro para safra 2018/2019

Pelotas/RS

As Festas do Morango e do Pêssego foram lançadas oficialmente, no dia 10 de outubro, na 92° Expofeira de Pelotas. A Festa do Morango acontece nos dias 10 e 11 de novembro e a Festa do Pêssego, no dia 2 de dezembro. A cerimônia aconteceu no auditório Farsul/Senar e contou com a participação de pesquisadores e técnicos da pesquisa, extensão rural e ensino, autoridades, parceiros e apoiadores.
As festas são eventos municipais que acontecem com o objetivo de valorizar a fruticultura da região, além de estimular a produção da agricultura familiar, o turismo rural e aproximação do campo e da cidade. A promoção das duas festas são da Prefeitura Municipal de Pelotas, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, contando com o apoio da Embrapa Clima Temperado, da Emater/RS-Ascar, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Ufpel.

A prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas e o vice-prefeito, Idemar Barz, realizaram o lançamento oficial dos eventos. Em sua fala, a prefeita destacou a importância de valorizar os produtos e a agricultura familiar e salientou os objetivos desses evento atenderem ao desenvolvimento e econômico, estimulando a produção local e a aproximação das zonas rural e urbana. “A expectativa é de valorização dessas festas, estamos nos preparando para crescer e atrair mais pessoas e olhares para o município, fortalecer os nossos agricultores para diversificar e atrair cada vez mais pessoas, de todo o universo que se relaciona com o meio rural”, disse Paula Mascarenhas.

O lançamento das Festas do Morango e do Pêssego contou também com a presença do chefe adjunto de Transferência de Tecnologias da Embrapa Clima Temperado, João Carlos Costa Gomes, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nilson Loeck; do representante da Coordenação Regional da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Maciel; da presidente da Associação Rural de Pelotas, Carolina Peró Osório; do presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner; da representante da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Lisandra Cardoso; do chefe do Escritório da Emater-Pelotas, Francisco Arruda; do secretário adjunto de Agricultura de Rio Grande, Cledenir Mendonça.

 

A participação da Embrapa nas Festas

 

Durante o lançamento das Festas o chefe adjunto de Transferência de Tecnologias, João Carlos Costa Gomes, relembrou o trabalho de pesquisa da Embrapa sobre a fruticultura de clima temperado há mais de 80 anos, contribuindo com a entrega de novas cultivares à região e para o país. “A Embrapa possui inúmeras variedades de pêssego, e neste ano, durante a Festa do Pêssego, vai apresentar duas novas variedades, uma de mesa, a BRS Sonata, e uma para a indústria, a BRS Jaspe”, adiantou Costa Gomes.

Ele também anunciou a realização do VIII Encontro sobre Pequenas Frutas e Frutas Nativas do Mercosul e VIII Simpósio Nacional do Morango, sediado nas dependências da Embrapa, na qual a Festa do Morango faz parte da programação do evento internacional, que  se realiza entre os dias 06 e 09 de novembro . Este VIII Encontro e VIII Simpósio pretendem trazer as principais autoridades brasileiras e estrangeiras para contribuir sobre a temática da sustentabilidade, o cenário atual e as tendências do agronegócio das pequenas frutas no Mercosul e, em especial, do Rio Grande do Sul.

Durante o lançamento oficial das festas, Costa Gomes entregou à prefeita, Paula Mascarenhas, e ao vice-prefeito, Idemar Barz, exemplares do livro Morangueiro, obra lançada este ano pela pesquisa e umas bibliografias mais atualizadas sobre o cultivo do morango.

 

2ª Festa Municipal do Morango

 

A 2° Festa Municipal do Morango será realizada nos dias 10 e 11 de novembro, na Comunidade Redentor, Estrada da Gama, Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas. Nela, a Emprapa Clima Temperado Pelotas/RS vai apresentar as novas tecnologias desenvolvidas sobre o cultivo do morango, como a produção fora de solo e o melhoramento genético das frutas que visam atender o projeto sobre Adaptação, Resistência a Pragas e Qualidade de Fruta.

O evento vai contar com uma exposição fotográfica sobre o cultivo do morangueiro, haverá a comercialização da fruta in natura e derivados. A Festa conta com atrações diversificadas, além da gastronomia, feira de artesanato, expositores de vários setores, como de máquinas e equipamentos agrícolas, e apresentações artísticas e culturais.

 

A Festa do Pêssego

 

A Festa do Pêssego, que será dia 2 de dezembro, no Rincão da Caneleira, 7º distrito, Quilombo, marca a Abertura Oficial da Colheita do Pêssego no município. Nesta Festa, a Embrapa participará com o lançamento de novas cultivares de mesa e para indústria, além de realizar o tradicional concurso de qualidade da fruta e uma exposição fotográfica sobre a cultura do pessegueiro.
O evento vai contar com venda da fruta in natura e derivados, atrações artísticas e culturais, concurso da melhor fruta e bancas com artesanato. O pêssego envolve cerca de 600 produtores – 1/3 dos agricultores da zona rural local –, e ocupa três mil hectares de terras. É esperada a colheita de 30 mil toneladas na safra 2018.
A safra é marcada também pela realização da 5ª edição da Quinzena do Pêssego, que acontece de 24 de novembro a 9 de dezembro – uma semana antes e uma depois – da Festa Municipal.

Fonte: Embrapa Clima Temperado

 

Compartilhe este post