RS: PINTO BANDEIRA BUSCA TÍTULO DE CAPITAL NACIONAL DO PÊSSEGO DE MESA, DIZ EMATER/RS

RS: PINTO BANDEIRA BUSCA TÍTULO DE CAPITAL NACIONAL DO PÊSSEGO DE MESA, DIZ EMATER/RS

Pinto Bandeira/RS

Pinto Bandeira é o maior produtor de pêssego de mesa do país, por isso, há alguns dias, foi dada a largada para o município encaminhar a solicitação do título de Capital Nacional do Pêssego de Mesa, junto a ministérios e deputados. A documentação inicial, como área cultivada e toneladas de pêssegos colhidos, foi entregue pela Emater/RS-Ascar.

Conforme o relatório, o município cultiva uma área de 1.020 ha de pêssego, em 400 propriedades rurais, com uma produção média de 18 ton/ha. Para a economia do município esta cultura é muito importante, pois representa a maior parte da renda advinda da agricultura, sendo Pinto Bandeira um município estritamente agrário e dependente das culturas da uva e do pêssego, diz a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Melissa Maxwell Bock. Um comitê está sendo montado para agilizar o recebimento do título e, consequentemente, despontar no cenário nacional.

Para valorizar o cultivo da fruta, uma grande festa está sendo preparada para 2020. A 5ª Festa do Pêssego, que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de janeiro do próximo ano, será um resgate da cultura e valores do povo pinto bandeirense. Neste final de semana, ocorreu a escolha da rainha e das princesas da festa.

Fonte: Emater/RS

Compartilhe este post