RS: POMAR DE NOGUEIRA PECÃ É PALCO DE DIA DE CAMPO EM CIRÍACO, DIZ EMATER

RS: POMAR DE NOGUEIRA PECÃ É PALCO DE DIA DE CAMPO EM CIRÍACO, DIZ EMATER

Ciríaco/RS
Nesta quinta-feira (22), a propriedade de Idilio de Col e família, localizada na comunidade São João Bosco, no município de Ciríaco, teve sua porteira aberta para receber participantes do Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável. O evento abordou temas como manejo de solo, implantação e manejo da nogueira pecã, saneamento básico e o Projeto Rural Sustentável.

A propriedade foi selecionada como Unidade Demonstrativa e inclusa no Projeto com a tecnologia de plantio de florestas comerciais. Há 10 anos, está instalado na propriedade um pomar de nogueira pecã. O valor do projeto foi de cerca de R$20 mil.
O Projeto é desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Departamento do Meio Ambiente, da Alimentação e dos Assuntos Rurais (Defra) do Governo do Reino Unido e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio da Emater/RS-Ascar. São 70 municípios do Brasil contemplados, sendo 10 no Rio Grande do Sul e quatro na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, sendo eles Ciríaco, Machadinho, Lagoa Vermelha e Passo Fundo.

No início do evento, a monitora de campo do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Iabs), Jaqueline Jacques, apresentou o Programa Rural Sustentável e tirou dúvidas dos agricultores. Após, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Luiz Fernando Pontel Oliveira apresentou informações sobre o cultivo da noz pecã, como as características, adubação, dicas de cultivo, como uma alternativa de cultivo para as propriedades.

Já engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Rafael Goulart Machado, falou sobre o manejo do solo, a importância do Sistema Plantio Direto, sobre perdas de nutrientes pela erosão e parabenizou o produtor anfitrião pela boa cobertura do solo no pomar de nogueira. O engenheiro agrônomo também abordou o Programa Estadual De Conservação de Solos.

A extensionista da Emater/RS-Ascar Sônia Reginato de Oliveira falou sobre saneamento básico, com ênfase no destino correto das águas servidas e do esgoto. Juntamente com ela, o representante do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Ciríaco, Odair dos Santos apresentou o projeto “Além do Lixo”, que mostra a necessidade da conscientização sobre o destino correto do lixo.

O Projeto Rural Sustentável visa facilitar o acesso dos pequenos e médios agricultores ao Crédito Rural, destinado a investimentos em tecnologias agrossilvipastoris de baixa emissão de carbono e conservadoras do meio ambiente. A ação está acontecendo em sete Estados do país, envolvendo os Biomas Amazônia e Mata Atlântica.

O produtor Idilio de Cól ficou satisfeito com o evento e com a participação dos produtores do município. “Plantei o pomar de nogueira há dez anos. Recebi esses recursos como incentivo para preservar o pomar e a área de reflorestamento que eu tenho, foi muito bom participar”, disse.

 

Foto: Divulgação / Emater-RS

Fonte: Emater/RS

 

Compartilhe este post