RS: TÉCNICAS DE MANEJO DE FRUTÍFERAS SÃO ORIENTADAS EM DEZESSEIS DE NOVEMBRO, DIZ EMATER/RS

RS: TÉCNICAS DE MANEJO DE FRUTÍFERAS SÃO ORIENTADAS EM DEZESSEIS DE NOVEMBRO, DIZ EMATER/RS

Dezesseis de Novembro/RS

Agricultores de Dezesseis de Novembro, nas Missões, tiveram a oportunidade de participar de uma capacitação em fruticultura, com orientações sobre práticas de podas, preparo de caldas e enxertia. A ação ocorreu na segunda-feira passada (29) e reuniu 15 agricultores e técnicos do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, na propriedade de Pedro Turchiello, na localidade de João Castilho.

Na oportunidade, o engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Sistemas de Produção Vegetal, Gilmar Vione, orientou sobre podas em parreira, pessegueiro, citros, ameixeiras e marmeleiros. Para o controle de fungos, ácaros, cochonilhas e outros insetos, que podem comprometer a produção, se apresentou a calda sulfocálcica como uma alternativa simples e econômica, orientando sobre suas aplicações e dosagens.

Também foram apresentadas orientações sobre o uso de calda bordalesa, um fungicida natural à base de sulfato de cobre, cal e água.

A reprodução de plantas por enxertia, com galhos e gemas, também foi explicada por Vione, além de ser reiterada a importância das abelhas no processo de polinização.

Fonte: Emater/RS

 

Compartilhe este post