SC: CURSOS EM XAXIM MELHORAM A QUALIDADE DOS POMARES DOMÉSTICOS, DIZ EPAGRI

SC: CURSOS EM XAXIM MELHORAM A QUALIDADE DOS POMARES DOMÉSTICOS, DIZ EPAGRI

Xaxim/SC

A equipe de extensão rural de Xaxim, no Oeste Catarinense, está desenvolvendo ações com os agricultores locais para aumentar a quantidade e a qualidade das frutas produzidas nos pomares domésticos dos agricultores, além de aumentar a longevidade das plantas, presentes na maioria das unidades familiares e destinadas ao autoconsumo. Além de visitas para orientação de plantio de mudas, poda e tratos culturais de inverno, foram realizados dois cursos de poda no mês de julho nos quais foram capacitados mais de 50 agricultores.

Nos cursos os instrutores, engenheiros-agrônomos Jeferson João Soccol e Thiago Marchi, explicaram sobre a morfologia e a fisiologia das plantas e as implicações da poda no desenvolvimento, produção e incidência de doenças. Na prática, os agricultores aprenderam como deve ser realizada a poda nas culturas de pessegueiro, videira, citros e figueira.

Segundo Soccol, poucos são os tratos culturais realizados nesses pomares e por isso a maioria deles é pouco produtiva e as perdas por ataque de pragas e doenças são grandes. “Um dos principais motivos disso é o desconhecimento das técnicas e dos manejos necessários para cada cultura”, afirma o extensionista. Ele explica que o plantio de mudas frutíferas e as podas de produção nas principais frutíferas de clima temperado são realizadas no período de inverno, por isso os cursos foram realizados nessa época.

Fonte: Epagri

Compartilhe este post