SC: DIA DE CAMPO SOBRE MAÇÃ APRESENTA CULTIVARES DA EPAGRI EM CAÇADOR

SC: DIA DE CAMPO SOBRE MAÇÃ APRESENTA CULTIVARES DA EPAGRI EM CAÇADOR

Caçador/SC
A equipe de pesquisa da Estação Experimental da Epagri de Caçador realizou no dia 13 de março um dia de campo sobre a cultura da macieira. O evento teve foco nos cultivares SCS 417 Monalisa, SCS 425 Luiza, SCS 426 Venice, Daiane e SCS 427 Elenise. Os participantes também conheceram a seleção avançada M-10/09 e mutações de ‘Gala’ resistentes a mancha foliar de glomerella e ‘Imperatriz’ com maior percentual de cobertura vermelha na película do fruto.

O evento contou com 87 participantes entre empresários, técnicos, extensionistas, agrônomos, produtores rurais e estudantes. Os pesquisadores da Epagri falaram sobre as características dos genótipos desenvolvidos pela Epagri e das seleções avançadas que apresentam potencial de futuro lançamento como cultivares comerciais.
Foram abordados também assuntos como manejo das plantas e tratos culturais, tecnologia pós-colheita e capacidade de conservação dos frutos. Fitopatologistas das Estações Experimentais de Caçador e São Joaquim falaram sobre resistência e susceptibilidade a doenças de cada genótipo, além de técnicas de manejo fitossanitário das plantas.

O público teve oportunidade de observar, no pomar experimental, as características e o desenvolvimento das plantas, além de consumir frutos do cultivar Venice e da seleção M-10/09. Os participantes ainda provaram maçãs dos cultivares ‘Monalisa’, ‘Luiza’ e ‘Daiane’ e preencheram formulários de avaliação sobre a qualidade dos frutos.

O evento foi uma oportunidade para os pesquisadores apresentarem resultados de pesquisas associados a melhoramento genético, manejo, fitossanidade e pós-colheita. “Esses genótipos têm sido desenvolvidos pela Epagri visando ofertar novas alternativas para serem incorporadas pelo setor produtivo, juntamente com os cultivares tradicionais, e auxiliar o produtor a otimizar os recursos investidos na pomicultura”, destaca André Sezerino, pesquisador da Estação Experimental de Caçador.

 

Foto: Divulgação / Epagri

Fonte: Epagri

Compartilhe este post