SC: EPAGRI CAPACITA TÉCNICOS SOBRE PRODUÇÃO DE MARACUJÁ

SC: EPAGRI CAPACITA TÉCNICOS SOBRE PRODUÇÃO DE MARACUJÁ

Araranguá/SC
O Centro de Treinamento de da Epagri de Araranguá recebeu 30 técnicos de diferentes regiões do Estado entre 3 e 5 de abril para um curso sobre a cultura do maracujazeiro. A atividade contou com a participação dos técnicos da Epagri que estão trabalhando com a cultura do maracujá em seus municípios ou que pretendem implantar um projeto de fruticultura buscando novas fontes de renda para o produtor rural. Também participaram técnicos de outras instituições públicas e privadas que desenvolvem trabalhos nessa cadeia produtiva.

A capacitação tratou sobre seleção de matrizes e produção de sementes, produção de mudas, manejo do solo e implantação de pomares, manejo nutricional e fitossanitário, colheita e pós-colheita e industrialização do maracujá. Os participantes também fizeram visitas a uma propriedade demonstrativa e a uma cooperativa.

Os participantes destacaram a importância dos temas abordados, principalmente as práticas de manejo do solo para implantação e condução dos pomares e questões de fitossanidade que vêm comprometendo a produção regional. De acordo com o coordenador do curso, engenheiro-agrônomo Sergio Neres da Veiga, a cultura do maracujá vem se destacando no Estado, principalmente na região Sul, e se tornando uma excelente opção de renda para o agricultor familiar. “A profissionalização dos técnicos é fundamental para fortalecer a cadeia produtiva dessa fruta”, destaca.

O evento foi organizado pelo Departamento de Extensão Rural e Pesqueira e pela Estação Experimental de Urussanga, com apoio da Gerência Regional de Araranguá.

 

Foto: Divulgação / Epagri

Fonte: Epagri

Compartilhe este post