SC: FRUTICULTORES DE SÃO JOAQUIM SÃO CAPACITADOS EM APICULTURA PARA MELHORAR POLINIZAÇÃO, DIZ EPAGRI

SC: FRUTICULTORES DE SÃO JOAQUIM SÃO CAPACITADOS EM APICULTURA PARA MELHORAR POLINIZAÇÃO, DIZ EPAGRI

São Joaquim/SC

Um grupo de 20 fruticultores de comunidades rurais de São Joaquim está trabalhando para melhorar o manejo da polinização de seus pomares de maçã. O objetivo é que, na primavera, os enxames estejam fortes, saudáveis e aptos a realizar uma polinização de qualidade, garantindo incremento de produtividade e melhoria no perfil de classificação dos frutos. Por isso, no dia 3 de maio, a Epagri realizou uma capacitação em manejo de colmeias para esses produtores em parceria com o Sebrae.

O plano da Epagri do município é capacitar os fruticultores e, na sequência, realizar visitas em cada propriedade para orientar as famílias sobre a localização e o manejo adequado dos apiários. “Com o melhor aproveitamento de floras silvestres, esse trabalho também pode permitir aos agricultores obter renda extra com os subprodutos das abelhas, como mel, própolis e geleia real”, destaca o engenheiro-agrônomo Filipe Souza Oliveira, extensionista da Epagri no município.

A fruticultura é a principal atividade econômica de São Joaquim, representando 70% do movimento econômico do município. De acordo com Filipe, a quantidade e a qualidade das frutas produzidas dependem de uma série de fatores, como clima, manejo adequado de podas, tratamentos fitossanitários, colheita no momento adequado e também o manejo da polinização. “Informações técnicas indicam que pomares modernos, com maior densidade de plantas por hectare e, consequentemente, maior número de flores por área, requerem incremento de polinizadores, visando reduzir malformações e o abortamento de flores e frutos”, detalha.

 

Foto: Divulgação / Epagri

Fonte: Epagri

 

Compartilhe este post