SC: MORANGO DE QUALIDADE LONGE DO SOLO, DESTACA EPAGRI

SC: MORANGO DE QUALIDADE LONGE DO SOLO, DESTACA EPAGRI

Alto Bela Vista/SC

A produção de morango não é o forte de Alto Bela Vista, um município com cerca de 2 mil habitantes no meio Oeste do Estado. Mas um agricultor já deu o primeiro passo com essa cultura por lá. Daniel Junior Engel, um jovem de 21 anos, plantou as primeiras mudas em 2016 e hoje já tem 6 mil pés produzindo em duas estufas.

A atividade entrou na propriedade depois que Daniel fez o Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo para jovens rurais no Centro de Treinamento da Epagri de Concórdia. No fim da capacitação, assim como todos os participantes, ele buscava um tema para seu projeto. A família já trabalhava com gado de leite e apicultura, mas com ajuda da Epagri, o jovem agricultor iniciou a produção de morango.
Foram feitas diversas visitas a produtores com diferentes sistemas de produção pelo Estado até que Daniel optou pelo sistema de cultivo semi-hidropônico suspenso. Para implantar as estufas e as mudas, ele recebeu R$10 mil do programa SC Rural. “Escolhi o sistema suspenso porque traz mais qualidade de vida. Assim não preciso me abaixar todos os dias para colher, fazer podas e outros manejos”, conta.

Em canteiros elevados, os pés de morango são plantados em bolsas com substrato, conhecidos como slabs, e recebem água e nutrientes pela fertirrigação por gotejamento. Esse cultivo utiliza racionalmente os insumos e exige menor uso de agroquímicos em relação ao cultivo no solo e, portanto, não tem risco de dano ambiental. Com maior controle dos fatores de produção, a garantia de bom resultado é maior.

Hoje, além de manter o jovem na propriedade, a atividade já se tornou a principal fonte de renda da família. Os morangos geram renda quase o ano inteiro e a produção varia de acordo com o mês. Daniel colhe por ano 700g de morango por pé, mas a meta é aperfeiçoar o manejo para alcançar 1kg. A produção é vendida diretamente para os consumidores em Alto Bela Vista, Concórdia e Peritiba. “Os clientes gostam. Quando o produto tem qualidade, a venda é boa”, diz.

Fonte: Epagri

Compartilhe este post