SC: PRODUTORES DE NOZ-PECÃ TROCAM CONHECIMENTO EM IBIRAMA, DIZ EPAGRI

SC: PRODUTORES DE NOZ-PECÃ TROCAM CONHECIMENTO EM IBIRAMA, DIZ EPAGRI

Ibirama/SC
Membros do Grupo de Produtores de Noz-pecã do Alto Vale do Itajaí se reuniram no dia 14 de abril em Ibirama para discutir questões técnicas da atividade. O encontro foi realizado na propriedade de Gilson e Cátia Weiss, que têm um pomar de mais de 40 anos consorciado com a criação de ovelhas. O grupo é assistido pela Epagri em parceria com o IFC – Campus Rio do Sul.

O agricultor Auri de Oliveira, coordenador do grupo, destacou a necessidade de cuidar bem do solo para alcançar sucesso no cultivo. Vilmar Grimm, produtor de Presidente Getúlio, apresentou técnicas para renovar o pomar, fazendo poda e enxertia de cultivares conhecidos nas árvores mais antigas, muitas delas sem produção.

Os extensionistas Rainer Prochnow, de Trombudo Central, e Pedro Paulo Chiminello, de Witmarsum, falaram sobre suas experiências de produção de nogueira pecã com sistemas agroflorestais e silvipastoris. Esses sistemas são vantajosos para o produtor porque permitem obter renda de mais de uma atividade na mesma área.

A implantação de novos pomares foi o assunto tratado pelo extensionista Glauco Henrique Lindner, da Epagri de Rio do Sul. Ele ressaltou a importância da análise do solo e falou sobre a escolha dos cultivares e das mudas, entre outros assuntos. “O encontro é uma oportunidade para os produtores buscarem conhecimento e compartilharem o que sabem. Assim, o cultivo se amplia na região de forma sustentável”, resume o engenheiro-agrônomo, que acompanha o grupo desde 2012.

Fonte: Epagri

Compartilhe este post