SP: EM DEZEMBRO, PREFIRA AS FRUTAS QUE AJUDAM A MANTER O CORPO HIDRATADO, DIZ SAA

SP: EM DEZEMBRO, PREFIRA AS FRUTAS QUE AJUDAM A MANTER O CORPO HIDRATADO, DIZ SAA

São Paulo/SP

Os benefícios de se consumir as frutas da época são sentidos tanto no paladar, quanto no bolso. Os alimentos da estação têm como principal trunfo o fato de serem mais frescos e nutritivos em comparação com os outros. Isso acontece porque quando cultivados em seu período natural, esses produtos captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados.

Segundo a nutricionista Katlly Evillim Sousa, da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, “as frutas da época são ideais para consumo, pois o seu desenvolvimento é melhor. Por estarem em condições climáticas ideais, oferecem maior qualidade nutricional, no qual os nutrientes e vitaminas estão em quantidades mais adequadas, bem como têm sabor e aroma mais fortes”.

 

Abacaxi
Fonte de vitaminas A e C, contribui para o aumento da imunidade, além de ter papel antioxidante e anti-inflamatório. Possui também alto teor de manganês e é um bom alimento para auxiliar na prevenção da osteoporose e de fraturas ósseas.

Goiaba
A fruta normalmente é consumida in natura ou em sucos e sorvetes. A goiaba é considerada uma excelente fonte de vitamina C e auxilia na manutenção do sistema imunológico.

 

Laranja pera

A laranja é uma fonte de vitamina C, além de conter fibra, ácido fólico, potássio e antioxidantes; possui diversos benefícios, entre eles, ação preventiva contra gripes e resfriados; melhora função do sistema digestivo; e auxilia na prevenção de anemia, pois aumenta a absorção do ferro. A melhor forma a ser consumida é in natura.

 

Mamão Formosa

É rico em ácido fólico e fibras alimentares, é fonte da enzima papaína que contribui para o bom funcionamento do intestino. As fibras ainda são capazes de encapsular as moléculas de colesterol no intestino impedindo que essas sejam absorvidas pelo organismo e também é fonte das vitaminas A e C. O alimento possui baixo valor calórico e pouco açúcar, pode ser utilizada em vitaminas, saladas de frutas ou in natura.

 

Manga
É uma grande fonte de carotenoides e carboidrato e fornece energia para o organismo. Contém cálcio e fibras, assim auxilia no bom funcionamento intestinal.

Melancia
Composta por 92% de água, a melancia é uma das queridinhas do verão. Além de deliciosa e super hidratante, a fruta ainda contém vitaminas A e C, potássio e outros nutrientes eficazes no combate ao câncer, inflamações e prevenção do envelhecimento precoce.

 

Melão
O melão contém vitaminas A e C, potássio, e uma grande quantidade de água. O fruto proporciona diversos benefícios à saúde, dentre eles, controla a pressão arterial, preveni a desidratação e função diurética. É pouco calórico e pode ser consumido in natura ou em forma de sucos.

 

Receita

PIZZA DE MELANCIA

 

Ingredientes:   
1 melancia baby (2.345g)

6 uvas verdes médias (35g)

6 uvas vermelhas médias (35g)

2 morangos médios (30g)

1 kiwi médio (105g)

1 ramo de hortelã (1g)

1 xícara (chá) de ricota fresca (200g)

 

Modo de Preparo: 

 

Lave e higienize a melancia, as uvas, os morangos, o kiwi e a hortelã e reserve. Descasque e corte o kiwi em rodelas e reserve. Corte as uvas ao meio e os morangos em quatro partes e reserve. Rale a ricota e reserve. Corte a base da melancia e depois a extremidade oposta, descartando as partes que foram cortadas. Em seguida, dívida a parte central ao meio no mesmo sentido em que foram feitos os outros cortes. Fatie cada pizza de melancia em quatro pedaços. Em cada fatia, polvilhe a ricota e espalhe as frutas. Finalize com uma folha de hortelã.

Rendimento: 8 porções

 

Peso da porção: 414g

Valor calórico da porção: 124 Kcal

 

Tempo de preparo: 30 minutos

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA/SP)

Compartilhe este post