SP: PESQUISADORES DO IB ORIENTAM PRODUTORES SOBRE DOENÇAS E PRAGAS NA CULTURA DA ATEMOIA

SP: PESQUISADORES DO IB ORIENTAM PRODUTORES SOBRE DOENÇAS E PRAGAS NA CULTURA DA ATEMOIA

São Bento de Sapucaí/SP

Produtores rurais de São Bento de Sapucaí e região foram orientados por pesquisadores do Instituto Biológico (IB), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sobre as doenças e pragas na cultura da atemoia. A palestra foi ministrada na programação do VII Dia da Atemoia, realizado no dia 26 de junho pelo Núcleo de Produção de Mudas/Dsmm da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cdrs) da Pasta.

Os pesquisadores Josiane Takassaki Ferrari e Miguel Francisco de Souza Filho falaram para cerca de 150 produtores e técnicos interessados nas últimas pesquisas com a cultura, comercialização, custos de produção e mercado para exportação.

Uma das doenças abordadas pelos pesquisadores do IB foi a Ferrugem, causada pelo fungo Phakopsora cherimoliae. Como explicou Josiane, ela ocorre somente em folhas, durante o Verão e o Outono. Tem importância para a agricultura porque as plantas infectadas produzem frutos pequenos e de baixo valor comercial.

O evento abordou também a comercialização da atemoia na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), manejo do pomar para qualidade do fruto e doenças e espécies de Colletotrichum.

Fonte: Instituto Biológico (IB-Apta)

Compartilhe este post