SP: SAA CAPACITA PRODUTORES DE PÊSSEGO EM GUAPIRA

SP: SAA CAPACITA PRODUTORES DE PÊSSEGO EM GUAPIRA

Guapiara/SP
O município paulista de Guapiara tem um grande histórico de produção de pêssego, já tendo sido considerado a “capital do pêssego” no Estado de São Paulo; além disso, é conhecido como produtor de outras fruteiras temperadas, como ameixa e caqui. Nos últimos anos, muitos agricultores têm reduzido a área de plantio e até mesmo erradicado muito os pomares de pêssegos devido às crescentes quedas de produtividade e os baixos preços de comercialização dos produtos. Para alavancar a produção da frutam a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cdrs) promoveu uma capacitação voltada aos técnicos e produtores da região para abordar técnicas de implantação de pomares e a realização de podas de inverno relativas à cultura.

“Nesse sentido, nós temos acompanhado alguns fruticultores na tentativa e alavancar novamente essa cadeia”, explica a extensionista responsável pela Casa da Agricultura local, Jucileia Irian dos Santos.

O Dia de Campo, que atendeu a uma demanda dos produtores da Associação Bom Jesus, foi realizado na propriedade do produtor João Rodrigues de Almeida. Estavam presentes 14 agricultores, além dos técnicos da Cdrs Regional Itapeva, somando 20 participantes. Os principais temas abordados foram “Correção de fertilidade de solo para implantação de pomares”, ministrado pela técnica responsável pela Casa da Agricultura, e “Manejo de poda de inverno”, tema ministrado por Emmanuel Moraes, diretor técnico da CDRS Regional Itapeva.

Outros temas foram abordados, como o diretor técnico do Núcleo de Produção de Mudas de Itaberá, Marcos Augusto, que apresentou um panorama do curso de manejo de um pomar de pêssego, e o técnico Paulo Leite, da Regional Itapeva, que falou sobre o projeto da cadeia produtiva de leite e os demais projetos que estão sendo desenvolvidos pela Cdrs para a região.

“Os agricultores se mostraram muito animados com o Dia de Campo e já solicitaram a organização de outras capacitações voltadas à cultura do pêssego”, avaliou Jucileia, que já planeja uma próxima atividade para outubro deste ano, que abordará temas como manejo fitossanitário e poda de verão em pomares de pêssego.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA/SP)

Compartilhe este post