VII SIMPÓSIO PAPAYA BRASIL SERÁ REALIZADO DE 22 A 25 DE AGOSTO DE 2018, EM VITÓRIA/ES

VII SIMPÓSIO PAPAYA BRASIL SERÁ REALIZADO DE 22 A 25 DE AGOSTO DE 2018, EM VITÓRIA/ES

O Papaya Brasil é o principal fórum de atualização e intercâmbio técnico-científico que integra os agentes da cadeia produtiva do mamão representados pelas instituições de ensino, fiscalização, pesquisa e extensão e pelo segmento de comercialização e exportação. Tem o objetivo de promover o intercâmbio científico-tecnológico e de mercado entre técnicos, empresários, produtores e demais integrantes da cadeia produtiva do mamão nacional e internacional, além de  discutir e sugerir alternativas que removam os principais obstáculos ao desenvolvimento desse setor, bem como mostrar os avanços tecnológicos e as novas exigências de mercado e de oportunidades de negócios

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de mamão e o terceiro país exportador da fruta. É cultivado praticamente em todos os Estados brasileiros, mas são nas regiões Sudeste e Nordeste que se encontram os principais polos de produção dessa fruta. Os mais importantes estados produtores são Bahia e Espírito Santo e mais recentemente Rio Grande do Norte e Ceará. O estado do Espírito Santo se destaca por ser o 2º maior produtor e maior exportador brasileiro.

A cultura do mamão apresenta grande importância social e econômica pela alta capacidade de geração de emprego e renda durante todo o ano e tem se constituído numa importante fonte de divisas para o país. Além disso, possui excelente qualidade e sabor sendo um alimento funcional, seguindo a tendência mundial da busca de “bem estar” e saúde para os cidadãos.

Contudo, apesar de todo esse referencial positivo, a atividade exige investimentos contínuos em estudos e pesquisas, sobretudo nos aspectos de manejo cultural, manejo da água, nutrição, fitossanidade e clima que influenciam diretamente na produtividade e qualidade da fruta, cujo conhecimento gerado necessita ser repassado continuamente e incorporado ao setor produtivo/exportador da fruta. Vários estudos estão sendo desenvolvidos em diversas Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento do país, nas diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de gerar e ou adaptar tecnologias para aumentar a produtividade e, sobretudo, para obter melhor qualidade e conservação dos frutos, reduzindo assim as perdas em pós-colheita.

A edição do Papaya Brasil 2018 – VII Simpósio do Papaya Brasileiro, apresentará temas atuais importantes para a cultura, por meio de palestras, painéis de discussão e mesas redondas, e contará com a apresentação dos resultados de pesquisas tecnológicas e científicas mais recentes para a cultura, além de permitir um ambiente propício para o levantamento de demandas do setor, que servirão de parâmetro para as instituições desenvolvam suas pesquisas com a cultura do mamão.

A proposta da sétima edição do evento, terá como tema central “Produção e Sustentabilidade Hídrica”, e contará com a participação de todos os agentes da cadeia produtiva do agronegócio mamão no Brasil.

 

David dos Santos Martins

Coordenador do Papaya Brasil

Compartilhe este post